Dica de Leitura | Guerra do Velho

No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército.

Há um tempo venho buscando uma oportunidade para falar sobre Soldado Universal e nosso querido Luc Deveraux. Por muito tempo, esse foi meu nickname aliás no descontinuado e esquecido Battlefield Play4Free. Bom, não será hoje que falaremos sobre o personagem interpretado por JCVD, infelizmente, mas esse momento vai chegar.

Super soldados sempre estiveram presentes na cultura pop. Outro bom exemplo é Todd, interpretado por Kurt Russell em Soldado do Futuro. No filme, os soldados são escolhidos ainda recém-nascidos e, durante toda a vida, são doutrinados e treinados para a guerra. Eles não conhecem outra realidade que não seja o dia a dia na caserna ao contrário do nosso querido e personagem principal de hoje: John Perry.

Em Guerra do Velho, livro de um dos meus escritores de ficção científica favoritos, John Scalzi (publicado atualmente pela editora Aleph), nos alistamos na misteriosa FCD – Forças Coloniais de Defesa. Ela lembra muito os gloriosos Colonial Marines do universo Alien, não é mesmo? Até porque o objetivo é o mesmo: proteger as colônias da Terra.

O ingresso nas FCD, como geralmente acontece em organizações militares, tem uma idade mínima: 75 anos. Você pode estar se perguntando: mas como um idoso vai lutar uma guerra estelar? Bom, esse é um dos plots centrais do livro e não podemos nos aprofundar muito nisso agora. Mas sim, o leitor embarca nessa aventura envolvente por meio de uma narrativa acessível e fluida.

A história é contada em terceira pessoa. John Perry aliás, é frequentemente comparado a Johnny Rico, já que Guerra do Velho é comumente associado a Tropas Estelares, de Robert Heinlein. Há vida em abundância no universo, mas poucos planetas habitáveis e a disputa por esses planetas não envolve muita diplomacia, mas bastante força, é força meu amigo é violência, autoridade suprema da qual todas as autoridades derivam.

Guerra do Velho é o primeiro de uma série de seis livros. A editora Aleph publicou a obra em duas trilogias. A primeira é composta por: Guerra do Velho, As Brigadas Fantasma e A Última Colônia. A segunda trilogia traz: O Conto de Zoe, A Humanidade Dividida e O Fim de Todas as Coisas.

Se você ainda não leu Guerra do Velho, só tenho uma coisa a dizer meu amigo: Cage, drop or die.

Deixe nos comentários se você já leu ou pretende ler e quais são as suas impressões sobre o livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top