Esse State Of Play é a prova de que a Sony vai tirar leite de pedra até… quando ela quiser, pois os jogadores não fazem nada e pra piorar, muitos aplaudem tais atitudes. Não me entendam errado. Remaster é bom. Eu mesmo, joguei muitos jogos do PS4 no PS5, em suas versões melhoradas – por não ter comprado um PS4 – e foi uma excelente experiência.
O problema, é quando a empresa apresenta uma lineup com 90% de jogos remasterizados e vendendo como se fosse jogo novo.
Até quando, nós jogadores, vamos aceitar tais práticas? Não quero jogo de graça e sim com um preço justo. E quero também novos jogos, novas iPs e ideias que fogem do comum.
Acontece que, isso está se tornando mais e mais difícil, por um motivo mercadológico. Porquê uma empresa vai apostar em algo novo e duvidoso, se ela pode investir em algo com retorno garantido? Empresa quer receita e não agradar fã/jogador.
Um grande exemplo, foi o prejuízo dado pelo Concord. A Sony tentou pegar o bonde andando e lucrar com jogos multiplayer (o famoso Live service que explora venda de skins/cosméticos dentro do jogo). O que ela não percebeu, é que esses jogadores não compram jogo. Resultado? Prejuízo astronômico e jogo cancelado do jogo, duas semanas após seu lançamento.
Acredito que o resto dessa geração, será para recuperar capital, lançando remasters, DLCs, jogo pra VR e possíveis sequências. Grandes e novos lançamentos, apenas na próxima geração de games. Espero estar errado.