A 20th Century Studios divulgou o “trailer final” de Planeta dos Macacos: O Reinado, e devo dizer que… eu não deveria ter assistido.
!SPOILER ALERT!
Pois o trailer revela que o Caesar está vivo, e aparentemente, será morto ou capturado no começo do filme, por outro bando de macacos, dando à seu filho Noa (Owen Teague) o motivo para vingança e o resgate de seu povo.
Podemos ver ainda que a única humana que fala, se chama Mae (Freya Allan), e que ela carrega segredos antigos sobre a raça humana. Segredos esses que ameaçam a sobrevivência do clã primatas caçador de humanos.
E no meio disso tudo, Noa e Mae se unirão em uma jornada pela libertação e sobrevivência de ambas as espécies.
!FIM DOS SPOILERS!
Talvez a pré venda tenha sido abaixo do esperado, e a equipe de marketing do filme resolveu soltar essa trailer recheado de momentos importantes da trama.
Uma pena, já que assistir a um filme sem saber quase nada dele, acaba sendo uma experiência mais agradável, do quê ir ao cinema sabendo de praticamente tudo sobre o mesmo. Isso aconteceu muito na era de filmes de super heróis, e continua acontecendo com outros gêneros.
A ânsia em saber logo e ou primeiro que todos, afetou não só a forma como o entretenimento é divulgado, seja via sites de Cultura POP, vídeos e redes sociais, mas também, como ele é consumido.
Nos tortamos consumidores do imediatismo e estamos, aos poucos, esquecendo de apreciar a jornada, seja ela a jornada do herói ou a pura e simples boa escrita, o bom roteiro e adaptação.
E afirmo que assistir um filme sem saber praticamente nada, pode ser surpreendente. Foi assim a minha experiência com Guerra Civil do estúdio “A24”. Foi assim com todos os filmes que assisti, desse estúdio. Desde A Bruxa, passando por Hereditário (onde adquiri alguns traumas), me encantando com as fábulas de O Cavaleiro Verde e até seu último lançamento, mencionado no início desse parágrafo.
Que possamos voltar ao tempo onde os filmes eram feitos por paixão – não completamente, claro, afinal, tem que dar lucro – e não para agradar uma parcela que, sequer vai ao cinema.
Que a era de ouro do cinema se reinvente e nos agracie com grandes histórias e que revele e consagre grandes estrelas da Sétima Arte.
O elenco ainda conta com Kevin Durand (Proximus Caesar), Dichen Lachman, William H. Macy, Lydia Peckham e Peter Macon (Raka).
Planeta dos Macacos: O Reinado estreia no dia 9 de maio nos cinemas do Brasil.